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Marketing digital e métricas, você sabe o que são?

Foto do escritor: Leandro Pereira de FariaLeandro Pereira de Faria

Atualizado: 8 de jun. de 2021

Mas afinal, o que é o marketing digital e o que são suas métricas?


Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.

Um dos gurus do marketing digital no mundo, Neil Patel – co-fundador da Neil Patel Digital. Considerado pelo The Wall Street Journal como influenciador top na web. Considerado pela Forbes entre os 10 melhores profissionais de marketing e a Enterpreuner Magazine diz que ele criou uma das 100 empresas mais brilhantes do mercado. O Neil é um autor best-seller do New York Times e foi reconhecido como um dos 100 melhores empreendedores até 30 anos pelo presidente Obama e como um dos 100 melhores até 35 anos pelas Nações Unidas. Ele definiu o marketing digital como “um conjunto de estratégias com o objetivo de gerar resultado online e offline para empresas, marcas e pessoas”.

Com uma definição mais simples e objetiva, podemos passar para a fase seguinte, ou seja, o que são as métricas do marketing digital?

As métricas, nada mais são que os números gerados através das ações realizadas e que devem ser analisados afim de mensurar o resultado alcançado.

Além de mostrar onde estão os erros e acertos, as métricas de marketing digital ainda apontam a direção que você deve seguir e as oportunidades de ação. Com esses dados em mãos você terá, inclusive, embasamento para argumentar com todo o corpo diretivo da empresa e assim definir investimentos mais eficazes.

Citamos aqui algumas métricas como por exemplo: ROI (retorno sobre investimento) – Essa métrica não pode faltar no seu planejamento e nos relatórios. Ela está diretamente relacionada ao lucro gerado sobre um valor ROI = receita obtida – valor do investimento / valor do investimento; CAC (custo de aquisição por cliente)- No CAC, você deve incluir todas as despesas: investimentos em mídia, salário da equipe, materiais físicos e ferramentas digitais, por exemplo. Tudo que esteja relacionado às suas ações de marketing deve ser incluído nas despesas. Depois disso é só seguir a fórmula de cálculo: CAC = despesas totais / quantidade de publico que comprou seu produto ou serviço Taxa de conversão – Trata-se de uma ação que mostra a quantidade de visitantes que se tornaram candidatos, ou seja, potenciais alunos para a sua instituição. A mensuração dessa métrica depende do seu objetivo de campanha. Por exemplo: vamos supor que você criou um anúncio no Google AdWords e recebeu 500 cliques para o site. Esses são os visitantes. Desses, 200 se cadastraram em um formulário para inscrição em um curso ou para receber contato de um representante. Assim, eles se tornaram candidatos e representam a taxa de conversão dessa ação. Agora, desses 200, quantos realmente se tornaram alunos? Esse valor é o que você deve usar para calcular o CAC, citado no tópico anterior. LTV (valor do tempo de vida do cliente) – LTV é a sigla de LifetimeValue e representa o valor do tempo de vida que os seus clientes tem na sua organização. Você já calculou quanto de receita média seus clientes geram para a sua empresa? Pois, financeiramente, esse valor deve ser pelo menos três vezes maior do que o custo de aquisição. Veja a fórmula: LTV = receita média mensal x tempo médio de retenção de cada aluno

Essas são as 3 excelentes métricas de marketing digital que a sua equipe deve estar atenta e acompanhar para que as próximas ações sejam positivas.

Quer conhecer mais métricas, ou implantar uma estratégia de marketing digital para usa empresa? Continue nos acompanhando ou mande uma mensagem para o WhatsApp (32) 98847-0049.



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