Como tornar seu cliente seu vendedor
- Leandro Pereira de Faria
- 14 de set. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de jan. de 2021
Na semana em que comemoramos o Dia do Cliente, trazemos este assunto que é o grande segredo do marketing.

Transformar o seu cliente em seu vendedor ativo é um trunfo que te economiza tempo, dinheiro e principalmente, lhe traz um retorno muito mais que lucrativo, acima de tudo gera valor e credibilidade à marca.
Por melhores vendedores que sejamos ou tenhamos, só nós não conseguimos vender o que nossa empresa precisa ou tenha a capacidade de vender.
É preciso que o cliente venda a gente! É preciso que o cliente venda nossos serviços e produtos. Por exemplo, quando alguém lhe pergunta sobre seu carro. E você, satisfeitíssimo com o veículo e com o atendimento que recebe da concessionária, passa meia hora falando sobre o produto, dentro dos mínimos detalhes para provar a quem lhe perguntou que o seu carro é o melhor que poderia escolher e indicar.
Mas aí, essa mesma pessoa pergunta quanto você está ganhando para fazer propaganda deste veículo e você responde: nada!
Descobrimos então como o marketing atingiu seu objetivo. Isso vale muito mais do que qualquer mídia falando de você ou de seu produto/serviço, sem parar.
Ou seja, temos um bom produto, que cumpre exatamente o que promete, a um preço justo e ainda oferecemos mais do que o cliente espera deste produto. Eis o ponto chave!
Ofereça mais do que o cliente espera. Surpreenda o cliente!
O produto ou serviço de seu concorrente, muitas vezes, ou na maioria das vezes, oferece as mesmas coisas, cumpre as mesmas funções e se diferencia tão pouco do seu... o que faz realmente a diferença? É o algo a mais.
Muitos podem pensar no preço. Mas esse também costuma variar muito pouco… então, qual seria esse diferencial?
E a resposta é faça para o cliente o que ele não espera.
Outro exemplo, quando perguntamos para alguém que foi a Disney como foi lá, a última coisa que ela irá te dizer é que viu o Mickey. Isso é esperado! Pois você tropeça em Mickey na Disney.
Então, o desafio para desvendar essa questão é se perguntar o que o cliente não espera de sua empresa, de seu serviço ou produto.
Surpreenda, antecipe-se e inove.
Contudo, é preciso conhecer muito bem o mercado e o cliente. Sabendo isso você já tem meio caminho andado para a resposta dessa questão: Como surpreender seu cliente. Reúna seus colaboradores, troque idéias e não perca tempo. Surpreenda agora! Assim o seu cliente será seu vendedor ativo!
Comentarios